Laboratório

Dispõe de 6 laboratórios equipados para testar qualquer tipo de transformador de instrumentação. A PFIFFNER Suiça pode realizar ensaios de descargas parciais até uma tensão aplicada de 800 kV e tensão de impulso de 1550 kV. Medições de exatidão podem ser realizadas em transformadores de até 550 kV, atendendo á todas as normas internacionais.

Equipamentos e instalações para testes

Antes de deixar a fábrica, todos os transformadores de instrumentos são condicionados aos testes de rotina conforme previsto em norma. Além dos testes previstos em normas, a isenção de descargas parciais é medida em 100% dos transformadores, entre outros testes previstos em nossos procedimentos internos. Neste caso, nossos procedimentos internos para teste são mais exigentes que a própria norma. Medições detalhadas são feitas em todos os transformadores de instrumentos: os resultados são documentados através de relatórios emitidos e sua conformidade com as normas pertinentes é revisto com o acompanhamento dos inspetores.

Calibração

Os transformadores que são utilizados para medição de faturamento, isto é, para medidas comerciais de eletricidade, podem unicamente ser utilizados se os equipamentos de testes tiverem sido calibrados em um laboratório reconhecido por um órgão certificador. Nossos laboratórios são certificados e regularmente auditados. A calibração é documentada pelas principais certificadoras e estas emitem os respectivos certificados.

Equipamentos disponíveis para os testes no Brasil

Laboratório de alta tensão utiliza equipamentos de calibração rastrados pelo INMETRO

Equipamentos de teste para alta-tensão

  • 275 kV - transformador de alta tensão, de 60 Hz e 120 Hz
  • 715 kV - gerador de impulso

Equipamentos de teste de alta corrente

  • até 7500 A, 60 Hz